Parkour
O Parkour surgiu numa cidade próxima de Paris, França, (e no Brasil através de vídeos na internet) por David Belle. Seu pai o treinou num método de educação física que desenvolvia as habilidades físicas. Belle levou o treinamento para rua junto com seus amigos. O Parkour pode ser definido como a arte do deslocamento. Ele tem como objetivo usar o corpo em escaladas, saltos, corrida (mas preservando a integridade física) para superar os obstáculos.
Quem pratica o Parkour tem o nome de Tracer para o homem e Traceuse para a mulher, e vem da gíria “Tracer” que significa traçar. E o filme “13º Distrito” mostra bem o que é o Parkour e seus movimentos.
Parkour de David Belle
Cena do filme "13º Distrito"
Flaneur
Criado por Charles Baudelaire, o substantivo “flaneur”, segundo o próprio, significa “uma pessoa que caminha pela cidade a fim de esperimentá-la”. O termo refere-se ao caminhar observando o ambiente e cada detalhe, mas sem ser notado, sem se inserir na paisagem.
![]() |
Charles Badeulaire |
Deriva
A Teoria da Deriva foi proposta em 1958 por Guy Debord, que a publicou na Revista Internacional Situacionista. E até hoje desperta o interesse das pessoas. Seja apenas para experimentar, seja para formular teses e dissertações.
Deriva é a renuncia de criar um caminho lógico por um certo período de tempo, deixando-se levar apenas pelas sensações, pela solicitação do terreno. Assim como é pensar nos motivos que nos levaram a adotar tal rota e não outra.
![]() |
Guy Debord |
Flash Mob
“Flash Mob” vem do inglês Flash Mobilization (Mobilização Rápida, Relâmpago). Trata-se de uma multidão reunida a favor de uma causa e previamente organizada. E como o próprio nome diz, a reunião dura poucos minutos. A manifestação pode se dar através da dança (como ganhou repercussão no mundo), ou até mesmo pelo ato de abaixar as calças (sim!). Esse último Flash Mob teve o nome de No Pants, que foi uma forma de combater a hegemonia dessa peça de roupa no vestuário usual.
Os Flash Mobs podem ser combinados através de e-mail (como o primeiro foi organizado), redes sociais, e qualquer outro meio de comunicação. No casa da manifestação através da dança, normalmente os passos são ensinados antes (dias ou minutos até). Depois quando a música começa uma ou duas pessoas começam a dançar e aos poucos outras pessoas saem da multidão e se juntam ao grupo. Até que no final, o pequeno grupo se transformou numa multidão. No fim, cada um segue seu rumo como se nada tivesse acontecido, deixando apenas as pessoas que não sabiam da manifestação boquiabertas e extasiadas.
Tributo a Michael Jackson em Estocolmo
No Pants no Metrô de São Paulo!
No comments:
Post a Comment